quarta-feira, 26 de março de 2014

Tem um minutinho para ouvir a palavra do Sr. Skoob?

Para explodir cabeça de quem não sabia: "Skoob"
é "Books" (livros em inglês) de trás para frente.
   Há muito tempo em que eu desejava fazer esse post, mas sempre ocorreu algo que me impedia de fazê-lo. Hoje decidi enfim falar um pouco da doutrina "skoobista".
   O Skoob é basicamente uma rede social sobre livros, essa seria uma definição rápida e superficial. Skoob é um sistema de catalogação de livros 100% brasileiro. Ao criar seu perfil, você pode encontrar os livros que deseja anexar à sua estante e marca-los como lidos, lendo, vou ler e abandonados. Com uma widget é possível anexar essas prateleiras ao seu blog, como vocês podem ver no rodapé desse blog.
   Criado seu perfil com sua estante, você pode ainda publicar resenhas de livros, avalia-los (em notas de um a cinco), marcar aqueles que deseja ganhar, criar uma lista com sua "meta de leitura" e até organizar os livros que estão emprestados. E, obviamente, tratando-se de uma rede social, é possível se interagir com os demais leitores, sendo possível segui-los ou adiciona-los como amigos (além do sistema de recados, semelhante ao do mural do finado Orkut).
Antes que eu me esqueça, também é possível seguir autores e editoras! E ainda rolam alguns sorteios de livros.
   Agora vou contar como o Skoob mudou minha vida (pule esse parágrafo, se quiser). O título desse post não foi por acaso, estou aqui (como não há portas) de janela em janela convidando todos para conhecer o Skoob, que mudou minha vida, (rs). Brincadeiras à parte, meu ritmo de leitura era bom, mas desorganizado, não sabia quantos livros tinha e nem quantos tinham para ler. Lia muitos livros ao mesmo tempo e acabava me perdendo. Daí, descobri o "Veja meus Livros", um pequeno aplicativo no Orkut (Deus o tenha!) onde era possível organizar tudo num contador.
Com o tempo, o Orkut se tornou insuportável e eu migrei para o Facebook (vale lembrar que foi antes do Facebook virar febre!). Fiquei só até que esse aplicativo apareceu por lá, lembro que ainda era possível migrar sua estante já salva no Orkut, foi o que fiz.
Mais tempo se passou e esse aplicativo foi apresentando problemas, além do mais, ele não possuía todos os livros catalogados (no Skoob é possível catalogar livros e autores novos). Chegou um tempo em que ele simplesmente parou de funcionar. Foi aí que eu conheci o Skoob (ironicamente, esse aplicativo virou o Skoob no Facebook, devem ter comprado, eu acho).
   Foi daí que eu conheci o Skoob, uma rede social onde era possível anexar seus livros (e quadrinhos) e classifica-los de várias formas. Desde então essa rede social passou a ser, como diria o Marengo, "meu habitat natural".
   No Skoob fiz várias amizades e conheci vários autores e livros novos. Recentemente, uma pessoa entrou em contato comigo querendo fazer uma troca. Ela (era uma menina) tinha visto na minha lista de "quero me desfazer" os livros Crepúsculo e Lua Nova, logo entrou em contato comigo e propôs uma troca dos dois livros pelo Compêndio da Doutrina Social da Igreja Católica que estava na minha lista de desejados.
Trocamos nossos endereços e trocamos os livros. Declaro que nunca fiz um negócio mais bem feito! Ela depois disse nos meu mural "Super índico o Carlos para troca".
Atualmente, organizo minha leitura e biblioteca toda pelo Skoob. Também participo da campanha, criada pelo Skoob, chamada "Um livro por mês", da qual farei um post mais adiante só para comentá-la.

   Esses foram meus comentários sobre essa rede social maravilhosa. Espero que tenha sido o suficiente para te convencer de criar seu perfil imediatamente.
   Você pode ser encaminhado para o Skoob clicando na imagem do logo no começo desse post. Caso tenha um perfil, clique aqui para me adicionar.

P.S.: Dependendo da visualização, farei um post com algumas dicas de como utilizar todas as ferramentas dessa rede social.